Resolver problemas de EMI no início do ciclo de projeto é mais econômico do que resolvê-los posteriormente. Este é um processo iterativo de emprego de melhores práticas e verificação. Claro, é uma compensação – e precisa ser equilibrada com funcionalidade e programação. Mas resolver problemas e verificar antecipadamente ajuda a reduzir custos.
Prototipagem e depuração
Depuração EMI
Osciloscópio, analisador de espectro ou receiver de precompliance
Um receiver compatível com CISPR 16-1-1 tem a melhor faixa dinâmica para testes de certificação. Um analisador de espectro é ideal para testes de precompliance, graças à sua faixa dinâmica relativamente alta, mas ao desempenho de resolução de pulso inferior em comparação com um receiver EMI. Um osciloscópio é otimizado para examinar sinais no domínio do tempo em vez do domínio da frequência. Também é uma ótima ferramenta de solução de problemas para entender mais sobre os sinais indesejados que causam problemas.
► Medições de campo próximo e sonda
► Ideal para depuração com recursos de gatilho baseados em tempo e frequência
► A faixa dinâmica do instrumento pode ser importante dependendo das características de emissão do seu DUT
Por que fazer testes de precompliance?
► Para evitar resultados inesperados em laboratórios de teste durante testes de conformidade EMC
► Identificar surpresas antes que problemas reais ocorram
► Para localizar fontes de interferência usando campo próximo e sondas de corrente
Configuração de pré-conformidade irradiada
O objetivo é chegar o mais próximo possível de um conjunto de conformidade para obter resultados que serão correlacionados. O DUT é colocado em uma plataforma não condutiva e a antena também é mantida por um tripé não condutivo. Se os sinais de fundo forem muito grandes, considere o uso de uma câmara, sala de tela ou gabinete de teste. No analisador de espectro, use as linhas de limite apropriadas se puder obter condições de sinal semelhantes às encontradas na câmara de conformidade. Este teste é para emissões irradiadas. Observe que muitas pessoas também verificam as emissões conduzidas além de usar um LISN, conforme mostrado abaixo na seção Certificação.