Como determinar o equipamento de calibração de pressão que você precisa
Existem milhares de diferentes dispositivos de medição de pressão. Como você pode decidir em quais instrumentos investir para calibrá-los? Ao considerar a compra de equipamentos de calibração de pressão, comece seguindo estas duas etapas:
- Compare as especificações do dispositivo em teste (DUT) e o calibrador de pressão. Medidores, transmissores, transdutores e dispositivos de medição de pressão semelhantes têm especificações que descrevem o quão bem eles medem a pressão. Os calibradores de pressão também possuem especificações. Para garantir que seu calibrador seja preciso o suficiente para calibrar um dispositivo de medição de pressão, compare as especificações do dispositivo de medição e do calibrador usando uma taxa de precisão de teste (TAR). Um TAR é a razão entre a precisão declarada do DUT e a precisão do calibrador. Um bom TAR é tipicamente 4:1. Ao manter uma proporção de 4:1, é menos provável que você aceite ou rejeite falsamente um manômetro com base no resultado de sua calibração, especialmente quando o erro está próximo da tolerância estabelecida.
- Determinar a rangeabilidade. A rangeabilidade é a relação entre o máximo e o mínimo valor medido especificado no qual um instrumento tem um desempenho aceitável. Depende da especificação do DUT, da especificação do calibrador e da escala completa de ambos os dispositivos. O resultado final é que você pode calibrar o dobro de DUTs com um calibrador se ele tiver o dobro da rangeabilidade.